Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

30 de dez. de 2008

Ano Novo. Novas perspectivas para a preservação do Meio ambiente


Depois de quase um mês apresentando opiniões, de forma honesta, sincera e dinâmica, criamos um canal virtual mostrando algumas idéias que podem dar certo se forem amplamente discutidas por todas as classes da sociedade, todos os membros que se fazem representantes de nossos interesses. E, por fim, que isso se torne uma prática constante e integrada por todos os setores da sociedade global e, certamente, não acontecerão desastres naturais. Ou, se acontecer, que sejam minimizados os prejuízos e remediado com eficiência e a consciência de cada um de nós. Pois ainda há muito que se fazer para diminuir as emissões de gases que ampliam o efeito estufa. Bem como há muito que se repensar e inovar no que tange nossas formas de consumo.

Somente dessa forma é que poderemos viver melhor e garantir um futuro melhor para toda a humanidade. Portanto, nosso futuro depende sim do que fazemos hoje para diminuir nossas formas de produção e consumo. Ou seja, a gente constrói o futuro com as práticas do presente.

Foi pensando nisso e com a intenção maior de poder contribuir para o bem estar de cada um que lê esse texto, de cada um que preocupa quando se depara com notícias sobre desastres naturais, humanos e mistos como, por exemplo, o problema da fome que mata milhares de crianças em diversas partes do mundo. Ou como o problema de falta de água em várias partes do globo terrestre, problema pelo qual já é estudado como o fio condutor para uma possível guerra entre os povos. 

Assim, nós, isto é Rodolfo Brandão, Francielli Fantinelli e Michele Furukawa, criamos este blog para difundir informações, mas não somente as que tinham relação direta com o desastre ocorrido no estado vizinho de Santa Catarina mas, também, deixar mais claro que este problema foi uma pequena amostra do que o futuro reserva se continuarmos a praticar, além de crimes, atos que venham se refletir para nossos netos ou quem sabe, filhos. É como se aproveitássemos a ocasião de extremo impacto para quem viveu e para quem só viu que aquilo pode acontecer de diversas formas até mesmo para quem vive nas mais confortáveis e seguras casas do mundo.       

Mesmo com o advento da corrida energética e o surgimento dos chamados MDL que, basicamente, correspondem a ações que visam produção de baixo impacto ambiental e que sirva os interesses não somente de quem produz, mas de quem está próximo das práticas industriais. Como por exemplo, os ribeirinhos que precisam de um rio livre de dejetos industriais que venham a prejudicar a fauna e flora do rio onde tiram seu sustento. E, até mesmo, os funcionários de uma empresa possam viver sem o estresse que assola a saúde de quem trabalha para esta empresa. 

Atitudes precisam ser tomadas, e elas não partem dos poderes públicos, elas precisam ser efetivadas por todos da sociedade. Fazer isso não é difícil, basta praticar pequenos atos como deixar o carro em casa e andar a pé ou de ônibus. Ou, se mesmo assim, isso não for prazeroso, que saia pedalando de bicicleta pelas ruas. Quando for abrir uma bala, que guarde sua embalagem até chegar perto de uma lixeira. 

Talvez possa ser sensato de nossa parte nos comparar as pessoas que lutaram para fazer a vida de suas comunidades melhor. Alguns, até dando sua vida em troca do que acreditavam ser o melhor para o momento. Mas quero chegar, não ao que cada um significou na história, mas na intenção que tiveram quando pensaram no coletivo. 

Nossa missão acaba por aqui. Mas é necessário que expressemos nossos mais profundos agradecimentos a todos que, pelo menos, deram uma rápida olhada neste blog. E, de alguma forma, contribuíram na ampliação do ato solidário que construímos a cada texto, a cada ilustração.

Assim como, na intenção que tivemos em dedicar um pouco de nosso tempo para ajudar, mesmo que indiretamente, as pessoas que sofrem até hoje com perda de seus bens materiais e entes queridos.

Nós, através da ONG Voluntários online, Instituição com selo de certificação do ONU, podemos dizer com segurança que também sofremos em ver tamanha desgraça e, em perceber, o quanto ainda há de ser construído para que a vida dessas pessoas se normalize. E como ainda é grande a necessidade de subsídios e contingência humana em auxílio a essas pessoas para reconstruir tudo aquilo que perderam.

Hoje é a hora de todos pararem para refletir sobre como vivemos e como pode ser num futuro próximo. Tendo sempre em mente os fatos que recheiam os noticiários do mundo sobre o tema. 

Mais uma vez agradecemos pela atenção que tiveram. E desejamos desde já, um ano novo repleto realizações. 

Um grande abraço a todos. Dos blogueiros Francielli Fantinelli, Michele Furukawa e Rodolfo Brandão...   

 

Ob.: Mesmo com nossas atividades encerradas vamos deixar o blog no ar até que o problema de Santa Catarina seja solucionado. E, nesse meio tempo, podemos fazer postagens relacionadas à reestruturação do estado de Santa Catarina após o desastre.



Visitas