Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

16 de dez. de 2008

Boletim


As doações bancárias ao Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina, que irão atender a população afetada pelas chuvas no Estado, alcançaram R$ 25.217.799,09 na tarde desta segunda-feira (15). O desastre já registrou 128 óbitos e 26 desaparecidos.

A Defesa Civil disponibiliza nove contas bancárias oficiais para doações. O órgão recomenda que as empresas ou pessoas de outros estados que tiverem interesse em doar mantimentos entrem em contato com o Departamento de Defesa Civil do seu Estado. Para agendar o envio de doações o contato deve ser feito pelo telefone: (48) 4009 9886. Já para quem tiver maiores dúvidas sobre as doações nas contas bancárias, o telefone: 0800 48 20 20

Clique aqui para ver as contas


Dados gerais


Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina o Registro é de 32803 desalojados e desabrigados, sendo 5.567 desabrigados e 27.236 desalojados. São 128 óbitos e 26 desaparecidos confirmados.

Fonte: defesacivil.sc.gov.br


Empresas precisam ter visão prática para desenvolvimento sustentável


JustificarFrancielli Fantinelli

Gestão estratégica e operacional, mensuração e comunicação de informações confiáveis, assim como, as crises financeiras, de alimentos e de energia, em conjunto com os desafios das mudanças climáticas, parecem pedir atenção redobrada das empresas.

No Brasil, a questão do meio ambiente tem conseguido cada vez mais espaço no ambiente de negócio das grandes empresas que precisam acompanhar a velocidade das mudanças das leis, além de ter uma visão mais detalhada e consciente sobre crescimento sustentável. Isso representa uma forma delas continuarem atuantes e inseridas num mercado cada vez mais exigente.

Israel Klabin, presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), apresentou a pesquisa “Rumo à credibilidade”, sobre relatórios de sustentabilidade no Brasil, feita em parceria com a internacional SustainAbility.

“Rumo à credibilidade” retrata a oitava pesquisa global e a primeira nacional em uma época de crescimento dos relatórios de sustentabilidade no Brasil. Das 275 empresas que foram vistas pelos pesquisadores como “passíveis de avaliação”, foram selecionadas inicialmente 76 que correspondiam a pré-requisitos básicos, como seguir as diretrizes da GRI (Global Reporting Iniciative).

Divulgar as atividades relacionadas às políticas públicas e Transparência nas atividades de Relacionamento com o governo ganha uma importância cada vez maior pela capacidade de diferenciar a empresa. Os relatórios deverão, no futuro, declarar expressamente princípios, intenções e atividades específicas destinadas a influenciar as políticas públicas.

O Brasil tem assistido não apenas ao aumento no número de relatórios de sustentabilidade, mas também a uma melhoria de sua qualidade. Os relatórios brasileiros têm obtido reconhecimento internacional.

Graças à conscientização proveniente da necessidade atual de se proteger o meio ambiente, várias empresas procuram seguir à risca estes novos conceitos de desenvolvimento sustentável, incorporando os modelos atuais de gestão ambiental.

Existe, hoje, a necessidade de se implantar sistemas organizacionais e de produção que valorizem os bens naturais e as fontes de matéria-prima, que promovam o combate ao desperdício e ampliem as atividades de reciclagem.

Para se chegar a um resultado eficaz, esse "desenvolvimento" precisa estar atrelado a tecnologias apropriadas e a um gerenciamento consciente. As atividades empresariais – não só no Brasil como em todo mundo – necessitam de uma adoção de práticas de gestão ambiental, sempre levando em conta os investimentos necessários para a proteção do meio ambiente.

Fonte: fbds.org.br



Jogando a vida torneira a fora



Rodolfo Brandão

 

Sobre o preço, ela por aqui é bem mais em conta. Um dólar para cada metro cúbico tratado. Mas, em países Europeus, ela é bem mais cara – coisa de cinco mil dólares por metro cúbico. Aqui no Brasil ela tem pouco mais de 13% de seu total no mundo. Na região sul e sudeste ela é bem mais accessível, e mais fácil de ser encontrada. Mas ainda tem estados como São Paulo que pagam

 taxa para utilização da água das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e o Paraíba do Sul.

Aqui no Paraná cidades como Curitiba e região metropolitana fazem rodízio de abastecimento por região. É diferente, mas, por lá já se sente um pouco como é difícil viver sem água. Acho que as pessoas de lá, já percebem mais a importância da água para suas vidas.

Mas lá no norte e nordeste tem bem pouco. Até hoje se discute sobre como repartir uma água que passa por um rio que levo o nome de São Francisco. Ele é tão querido quanto o rio Mississipi – dos estadunidenses. Justamente por que o São Chico, como é chamado por lá, é o único com tamanho real para trazer prosperidade para todos. Pelo menos essa é a idéia que o governo quer passar - por tentar o transpor.

O que se fala até hoje é que sua transposição será tão imprudente, para não dizer criminosa. Toda uma biodiversidade vai por água abaixo. Tanto para quem está próximo a ele (a fauna terrestre), quanto para quem está dentro (fauna aquática), e ao seu entorno – aqueles bichinhos que vivem nos atormentando e, até mesmo os matos que ainda lutam, assim como os índios para viverem próximos dele. Essa transposição (desvio), segundo muitos ambientalistas, teria 70% da água transposta para grandes áreas agricultáveis e 26% seria para grandes cidades. Os outros 4% para uma população que não vai ter como pagar por essa água, as quais, mais sofrem por falta dela.

Depois de tudo isso, eu me pergunto, por que lavar o seu lindo carro todo fim de semana? Vai sujar mesmo! Não sou tolo em brincar com isso. Mas, me irrito quando vejo o uso indevido por conta de quem mais precisa. E por isso, mais tem que cuidar e fiscalizar seu uso – a sociedade. Ai galerinha do mau e do bem! Não briguem por ela, nem comigo. Só estou dando um de Nostradamus em reafirmar aquilo que hoje, ninguém quer acreditar, e que sempre aparece nos telejornais de horário nobre nas telinhas brasileiras. Nosso futuro vai ralo a baixo, se não cuidarmos da senhora "água potável".

Todos os rios do Brasil sofrem por essas e outras grandes palhaçadas dos que se utilizam do poder de nosso estado para fazer dos rios, um comércio de geração de energia elétrica. Exemplo claro acontece no rio Tibagi. Todo cidadão bem informado já sabe bem disso.

Argentino protesta contra aquecimento global



Michele Furukawa 


Para chamar a atenção das pessoas que passavam pelas ruas de Bueno Aires, um homem fez um manifesto criativo contra o aquecimento global. Nas calçadas da capital argentina, ele distribuiu panfletos com informações sobre comob economizar energia.

O protesto chamou a atenção dos argentinos e de todo o mundo. Fica aqui o alerta também. Todos os dias o SOS SC atualiza as informações e abre espaço para a discussão e reflexão sobre o meio ambiente. É fundamental que cada cidadão tenha consciência da importância do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente.

Não se pode apenas olhar os problemas como algo distante. Os danos à natureza e ao meio ambiente estão próximos e influenciam radicalmente em nosso cotidiano.

É preciso ação e ainda cobrar atitudes daqueles que detém o poder e deveriam trabalhar por melhores projetos e atuações junto à sociedade.

Visitas