Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

5 de dez. de 2008

Boletim do dia


O Departamento Estadual de Defesa Civil recebeu na manhã desta sexta-feira (5) a confirmação de mais um óbito em decorrência do desastre que assola Santa Catarina. O registro foi feito na cidade de Ascurra, município do Vale Itajaí, pelo Corpo de Bombeiros Voluntários da região.

Até o momento a Defesa Civil já registrou 119 óbitos em 16 municípios. Pelo menos 31 pessoas estão oficialmente desaparecidas. Operações de busca e resgates continuam sendo realizadas sob a coordenação do Departamento Estadual de Defesa Civil.

Dados gerais

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina,   32.946 estão desalojados e desabrigados, sendo 5.710 desabrigados e 27.236 desalojados. São 120 óbitos  e 31 desaparecidos confirmados ( A Delegacia Geral de Polícia Civil enviará boletins para Defesa Civil, informando os números de desaparecidos). 


Plano diretor: desafios para os governos


Rodolfo Brandão 

Há poucos dias me deparei com um artigo que possuía a assinatura de pelo menos 16 cientistas que desenvolvem suas atividades em Universidades Catarinenses. E, a partir das diversas discussões apresentadas nele, pude perceber o quanto nossas autoridades do executivo, legislativo e judiciário violam um código ambiental e toda legislação que há de ser cumprida antes mesmo de se permitir o desenvolvimento econômico e social de seu povo. 

Um exemplo é o ato criminoso que o estado do Paraná comete, fazendo com que suas instituições Ambientais concedam parecer favorável a uma avaliação ambiental que não integre todo o bioma do rio Tibagi, o qual está em fase inicial de construção de uma Usina Hidroelétrica, que é uma obra da Copel (Companhia  Paranaense de Energia).  

Tudo isso devido a uma justiça que só sabe analisar ações jurídicas que contemplem única e exclusivamente o poder financeiro de grandes empresas. E depois publicam nas mídias instantâneas do estado que a Copel se preocupa com o desenvolvimento sustentável de sua população, oferecendo migalhas de indenização por utilizarem espaços de propriedades indígenas.  
Mas isso não importa, não é!? 

Porque lá em Santa Catarina os governantes fizeram quase o mesmo, apenas com algumas diferenças como a de permitir a urbanização de espaços florestais ou e vegetação nativa fosse tomada por edificações e estradas, as quais também forram soterradas.  
Segundo o artigo que me referia no começo deste, os deslizamentos ou movimentos de massa são fenômenos da dinâmica natural da Terra. É como se a natureza encontrasse novos meios de se depurar e aperfeiçoar estabilizando sua dinâmica. 

Mas vocês me perguntam: Afinal como explicar todo esse volume de água que inundou cidades inteiras em especial no vale do Itajaí? 

E os cientistas respondem que “é preciso compreender que chuvas intensas são parte do clima subtropical em que vivemos. E é por causa desse clima que surgiu a mata atlântica. Ela não é apenas decoração das paisagens catarinenses, tanto como as matas ciliares não existem apenas para enfeitar as margens de rios. A cobertura florestal natural das encostas, dos topos de morros, das margens de rios e córregos existe para proteger o solo da erosão provocada por chuvas, permite a alimentação dos lençóis d´água e a manutenção de nascentes e rios, e evita que a água da chuva provoque inundações rápidas (enxurradas)”. 

Eu concluo essa parte dizendo que o problema é que a urbanização não respeita as distâncias de curso de água. E a ocupação do solo é ordenada por leis municipais, os planos diretores urbanos. Os quais definem como as cidades crescem, quais áreas vão ocupar e como se dará essa ocupação.  

Continua próxima sexta-f.

ÁGUA: Você sabe quanto consome?


Michele Furukawa


O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do mundo que representa aproximadamente 12% segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Porém, a distribuição em todo o país é bastante irregular. O norte, com 7% da população brasileira possui 68% da água de todo o país. Já no Sudeste, com 43% da população conta com apenas 6% e o Nordeste com 29% da população possui 3%.
O setor que mais consome água no país é a agricultura, 59%. O setor comercial e o uso doméstico são responsáveis pelo gasto de 22% e, por último, fica a indústria com 19% do consumo no Brasil.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade de água que cada pessoa necessita é de 3,3m³ por mês para atender as necessidades diárias de consumo e de higiene, que equivale a 110 litros. Mas os números não representam o que acontece em grande parte dos domicílios brasileiros. A média de consumo por pessoa chega a 200 litros por dia, ultrapassando cerca de 90 litros diariamente por pessoa.
Um dado curioso é que a maior parcela do consumo diário nos domicílios é utilizado em descarga de banheiro, mais de 30%. Já o gasto para cozinhar e beber é de 27%, seguido de 25% para tomar banho e escovar os dentes. Para a lavagem de roupa são consumidos 12% e os outros 3% são utilizados para outras tarefas, como lavar carros e calçadas.

Da mesma forma que uma casa consome água diariamente, para a produção de produtos alimentícios não é diferente. Os números são preocupantes. Você imagina a quantidade de água que se gasta antes de uma comida chegar até o seu prato? Para produzir um quilo de arroz 1.900 litros de água são consumidos. Para um quilo de carne de boi é preciso 10 mil litros de água e a carne de frango, para a mesma quantidade, utiliza cerca de 3.500 litros. A partir desses números é possível compreender a preocupação que se tem com o consumo desenfreado da nossa água.

É evidente que não se pode resolver o problema de imediato, mas podemos contribuir para o não desperdício diariamente. No nosso cotidiano existem muitas maneiras de economizá-la. Confira abaixo, algumas dicas da Sabesp:

>> Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Com o registro fechado ao se ensaboar e diminuindo o tempo em 5 minutos, o consumo cai para 45 litros. A economia equivale ao banho de mais duas pessoas, nos mesmos critérios.

>> No caso do banho em chuveiro elétrico, também em 15 minutos com registro meio aberto, são gastos 45 litros. Com os mesmos cuidados que a com ducha, o consumo cai para 15 litros e a economia também equivalente ao banho de duas pessoas.
>> Para escovar os dentes, a torneira pode ficar fechada durante a escovação e o enxágüe pode ser feito com um copo de água. Dessa forma, economiza-se mais de 11,5 litros de água, enquanto que com a torneira meio aberta seriam gastos 12 litros.

O ser humano não pode viver sem água. Por isso, é importante que cada vez mais o consumo seja racional e que cada um faça a sua parte no dia-a-dia. E você, já pensou quanto gasta? Com certeza a partir de agora você sabe como economizar. Adote hábitos em prol da preservação desse recurso tão importante e precioso. A conscientização é fundamental. Faça a sua parte!


Visitas