Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

22 de dez. de 2008

Boletim

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (DIVE SES SC) confirmou nesta sexta-feira (19) a contaminação de 242 pessoas pela leptospirose nos municípios atingidos pelas enchentes e deslizamentos de terra, desde o dia 22 de novembro. Já foram notificados 1.638 casos suspeitos, sendo que 762 estão em análise e 634 foram descartados.

Um caso suspeito é confirmado quando o resultado do exame de laboratório se apresentar como reagente para leptospirose, e de acordo com a evolução clinica do indivíduo.


O período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de 1 a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada em pele e mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte.

Dados gerais

Segundo a defesa Civil de Santa Catarina o número de afetados chega à 32.973 desalojados e desabrigados, sendo 5.737 desabrigados - clique aqui e 27.236 desalojados. São 131 óbitos e 22 desaparecidos confirmados.

Fonte: defesacivil.sc.gov.br



Nenhum comentário:

Visitas